Pessoal vamos abordar brevemente sobre a internet das coisas neste post com objetivo de explicar, de forma bem básica a sua idéia. Na verdade eu deveria tê-lo escrito inicialmente, embora o assunto já esteja bem difundido, senti a necessidade de colocar algum assunto sobre o tema, pois se você que esta aqui navegando pelo blog talvez necessite de um pouco mais de informações.
A imagem acima é um simples exemplo do que é possível com uma plaquinha de sistema embarcado ESP8266 em conjunto com a plataforma ioT ThingSpeak. O sistema embarcado ESP8266 envia os dados para esta plataforma que os organiza em gráficos.
O avanço das áreas da microeletrônica e dos sistemas embarcados tornaram estas "maravilhas" possíveis a um custo muito baixo.
Mas para entender melhor os benefícios destas tecnologias imagine um exemplo de um produtor que mora na grande São Paulo e possui uma propriedade rural na cidade de Apiai, e lá ele produz tomates. Para saber das condições de sua estufa ele acessa o seu canal no ThingSpeak e visualiza as informações como irrigação, temperatura e umidade. Ao checar ele verifica que a umidade do solo não esta favorável, logo imediatamente pede para o seu funcionário verificar o reservatório e as mangueiras.
Uma ação foi tomada mediante "informações remotas" para salvar suas produção.
É importante levarmos em consideração que a propriedade rural possui infraestrutura para internet, permitindo que o sistema embarcado conecte-se a mesma e faça o seu trabalho enviando os dados dos sensores.
Estes sistemas a cada vez mais serão utilizados pois otimizam tarefas simples do dia a dia.
Então temos um exemplo da "internet das Coisas", cumprindo o seu papel de criar uma rede conectando objetos físicos com capacidade computacional e de comunicação, conectados a Internet.
De fato, a IoT tem recebido bastante atenção devido ao seu potencial de uso nas mais diversas áreas das atividades humanas.
Se desejar conhecer mais sobre este outro "braço" da internet acesse este link e fique por dentro desta forte tendencia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário